12 de junho de 2009

Dia Mundial contra o Trabalho Infantil 12 de Junho


"Criança tem que brincar. Aprender a ser feliz. Entrem nessa campanha vocês também: por um mundo sem trabalho infantil."Gilberto Gil

O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil comemora-se todos os anos a 12 de Junho, e tem como objectivo a conjugação de esforços do movimento global para eliminar o trabalho infantil. Destaca os perigos e os riscos que muitas crianças trabalhadoras enfrentam ainda muito jovens e as políticas necessárias para lutar contra o trabalho infantil.
Este ano, o dia mundial marca o décimo aniversário da adopção da importante Convenção (nº 182) da OIT, que responde à necessidade de agir para erradicar as piores formas de trabalho infantil. Enquanto celebramos o progresso realizado nos últimos dez anos, no dia mundial a OIT irá realçar os desafios actuais, com um foco na exploração das meninas no trabalho infantil.
Em 2009 a OIT espera um Dia Mundial apoiado de forma abrangente pelos governos, pelas organizações de empregadores e de trabalhadores, pelas agências das Nações Unidas e por todas as pessoas interessadas na luta contra o trabalho infantil e a promoção dos direitos das meninas. Para saber mais, consulte:

- Dê uma oportunidade às meninas – Brochura »

- Dê uma oportunidade às meninas – Perguntas e Respostas »

- Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil – Cartaz »

AO NAMORADO



Amo-te

Amo-te como a planta que não floriu
e em dentro de si, escondida,
a luz das flores, e,
graças ao teu amor, vive obscuro
em meu corpo o denso aroma
que subiu da terra.
Amo-te sem saber como, nem quando,
nem onde,
amo-te diretamente sem problemas
nem orgulho:
Amo-te assim porque não sei amar
de outra maneira,
A não ser este modo em que nem eu sou
nem tu és,
tão perto que a tua mão no meu peito é minha,
tão perto que os teus olhos se fecham
com meu sono.

Pablo Neruda